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Já usa o Instagram? Confira dicas para vender mais usando o aplicativo

10 de julho de 2019
Tempo de leitura 4 min

O Instagram é a rede social mais utilizada no momento. Por apresentar mais imagens do que textos, as pessoas gastam cada vez mais tempo percorrendo perfis e pesquisando o que desperta interesse.

Cada vez mais, o Instagram é aproveitado como forma de atrair e fechar negócios. A venda através dele tem se tornado comum, e quem não fecha as vendas diretamente no app consegue pelo menos apresentar seu produto de uma forma diferenciada para os clientes.

Pensando nessa tendência, vale a pena atualizar o perfil da rede social e focar na divulgação do que você quer vender. Preparamos algumas dicas para te ajudar a buscar engajamento dos seus clientes.

É fundamental planejar

A palavra-chave para tudo na vida é: planejamento.

Você pode ter um perfil exclusivamente para seu negócio, o que torna mais profissional. O Instagram inclusive disponibiliza a opção de perfil empresarial. Caso seja mais informal, pode fazer postagens na sua rede social pessoal mesmo.

Pense no tipo de imagens que vai utilizar, se vai precisar fotografar os produtos ou desenvolver artes para os posts. Se você tem sua própria marca, pode construir sua própria identidade. Porém, se você vende produtos de outras marcas, como Libidus por exemplo, é importante observar se elas possuem regras de uso de marca. Mesmo que não haja regras, é interessante conversar com a empresa e utilizar algumas dicas para que suas postagens estejam em sintonia com o perfil oficial, o que gera confiança na sua imagem.

Também é importante montar um cronograma de postagens, para que elas se mantenham frequentes e assim seu alcance seja maior. O ideal é postar pelo menos uma vez por dia.

Seja criativo!

Pense em formas diferentes de apresentar o que você quer vender. Saia do básico, de fotos sempre no mesmo ângulo e com o mesmo plano de fundo. Vídeos são dinâmicos e despertam o interesse dos seguidores, aposte neles.

Pense no layout da página, combinando cores de forma que haja uma harmonia entre os posts.

Para isso, vale seguir perfis que você considere interessantes e que tenham relação com o seu trabalho, para buscar inspiração. Também existe uma série de aplicativos para deixar seus posts mais elaborados de uma forma rápida e fácil.

Fale com seus seguidores

Parece óbvio, mas é importante manter a interação com seus seguidores. Responda comentários e mensagens via direct o mais rápido possível, curta fotos, comente postagens nas quais seus clientes falam do seu produto.

Faça posts com perguntas, enquetes, que estimulem a conversa. Pode tirar foto daquela blusa que todo mundo ama e perguntar qual a cor preferida. Ou, antes de comprar produtos novos, pedir o que seus clientes mais querem.

Quanto mais você interagir com seus seguidores, mais eles se sentirão à vontade para interagir com seu perfil, construindo um relacionamento. É fundamental construir uma imagem que gere confiança naquilo que você faz, e a interação com seus seguidores ajuda muito.

Use os storys

Use muito, todos os dias! Os posts nos storys desaparecem em 24h, então devem ser constante fonte de novidades. Frases, fotos, vídeos, enquetes. Diferente do feed, os storys não precisam seguir um padrão.

Aquilo que for mais interessante pode ser fixado nos “Destaques”, mas em geral é um conteúdo que exige menos elaboração e gera mais interação. Muitas pessoas olham os storys e deixam de ver os posts do feed, portanto o alcance ali é maior.

Use hashtags e localização

As hashtags (#) permitem que os usuários pesquisem posts com assuntos de seu interesse. Dessa forma, seu uso aumenta o alcance das suas fotos. Nas hashtags use palavras que estejam relacionadas ao seu produto. Se você vende uma determinada marca, pode usar hashtags que a marca também use, assim cria uma relação entre as publicações.

A localização é interessante para mostrar aos seus seguidores onde você está situada. Pode ser do seu estabelecimento, da sua cidade ou até mesmo do estado.

Seja sua propaganda

Essa dica é fundamental: mostre que você usa aquilo que você quer vender. Se forem roupas, poste fotos vestindo as peças. Se você mesma não gosta de ser fotografada como modelo, convide uma amiga.

Quando seus clientes veem que aquilo que você vende é usado por pessoas reais, e não apenas modelos, eles confiam mais no produto. Além disso, você precisa demonstrar que realmente acredita naquilo que deseja transmitir.

 

Gostou das dicas? Então aproveita para aperfeiçoar seu Instagram e mostrar seu trabalho. E se você ainda não usa, boa hora para criar um perfil.

Se sentiu inspirada, mas ainda não trabalha com vendas? Boa hora pra apostar na oportunidade de revender Libidus.

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