Consultora, Moda

Tipos de tecidos de roupas: quais são os melhores para roupas fitness?

25 de julho de 2018

Atualmente, um número cada vez maior de pessoas entende que saber escolher as roupas certas para a prática de atividades físicas é tão importante quanto exercitar-se com regularidade. No entanto, definir corretamente um tecido para moda fitness e entender sobre esse assunto pode até parecer fácil, mas não é tão simples quanto parece.

Pensando nisso, preparamos este post com todas as dicas sobre o assunto, bem como apresentamos os tipos de tecido de roupas fitness mais usados no momento e suas características. A ideia é deixar você por dentro de tudo sobre o tema, pois assim será possível vender cada vez mais. Confira!

Qual a importância de conhecer o tecido das roupas fitness?

Ao ter esse conhecimento, você pode compreender melhor como os tecidos se adéquam às necessidades das pessoas e ainda informar aos clientes quais são as vantagens de determinada peça.

Dessa forma, fica mais fácil entender sobre alguns aspectos que envolvem a revenda de roupas fitness, tais como:

  • se a roupa é ideal para o tipo de clima;
  • como a sua manutenção deve ser feita;
  • como ela se adapta a cada tipo de atividade física;
  • se o preço cobrado pela peça é justo;
  • quais são os benefícios do item para o corpo.

Como escolher os tecidos para as roupas fitness?

O mais importante é que os tecidos para a prática de atividades físicas devem permitir respirabilidade e ventilação para o corpo durante a realização dos movimentos. Além disso, flexibilidade e conforto também são aspectos fundamentais.

Nesse sentido, as malhas com estrutura vazada e trabalhadas, como se tivessem texturas, são recomendadas para a confecção de regatas e blusas fitness, por terem um ótimo caimento.

Outro ponto relevante na hora de definir os melhores tecidos para roupas fitness é observar a elasticidade e a durabilidade das peças. No caso de esportes de média ou alta performance, vale a pena apostar em tecidos específicos para essas práticas, como os de maior compressão e gramatura mais encorpada. É interessante pensar também na tecnologia antibacteriana, por exemplo.

Por fim, em relação aos modelos de roupas, sugira os que melhor se adaptam ao corpo e estilo do seu cliente, desde que sejam uma boa opção para a atividade que ele pratica. Afinal, não adianta a pessoa ficar estilosa, mas desprotegida e passar calor ou frio em excesso só para acompanhar uma tendência, não é mesmo?

Quais os tipos de tecido para moda fitness?

No mercado existem roupas de moda fitness feitas com vários tipos de tecidos diferentes. Entre elas, existem as que são mais ou menos apropriadas para cada atividade física. Relacionamos, a seguir, as principais opções. Acompanhe!

Dry

Também conhecido como Dry Fit, o tecido é sintético e composto por substâncias como poliamida, poliéster e elastano. A associação desses fios possibilita que o material seja mais leve, flexível, confortável, respirável e adequado à prática de esportes.

Sua tecnologia permite a transpiração e absorve o suor, evitando a sensação de roupa úmida e pesada. O tecido ainda protege contra os raios ultravioletas, permitindo que a atividade física seja praticada ao ar livre. Além disso, as peças são práticas, pois não amarrotam e secam muito rápido.

Emana

Desenvolvido pela marca Rhodia, o fio é inteligente e feito de poliamida e minerais bioativos. A tecnologia é capaz de estimular a microcirculação sanguínea. Isso acontece por meio da absorção do calor do corpo e da consequente disseminação de raios infravermelhos de volta para a pele.

As propriedades inseridas no fio permanecem durante toda a vida útil do produto, na medida em que não saem nas lavagens. Para os atletas, as peças melhoram o desempenho esportivo e reduzem a fadiga muscular, consumindo menos oxigênio das células. Outra vantagem é que o tecido Emana contribui para uma rápida recuperação muscular.

Energy

Esse é um tecido térmico, fabricado com fibras de poliéster de alto desempenho. Sua tecnologia permite que o suor absorvido seja transportado para fora do contato com o corpo, evitando que a roupa fique molhada ou com a sensação de abafamento.

Por proteger das baixas temperaturas, as peças são muito usadas por corredores, ciclistas e jogadores de futebol em dias frios. O material é confortável e se molda ao corpo do usuário, voltando à sua forma original após o uso. Além disso, a proteção contra os raios ultravioletas garante um cuidado extra com a saúde.

Suplex

A Pettenati — marca brasileira consagrada na América Latina — é a principal referência em tecidos Suplex. Composto por poliamida e elastano, a versão de alta compressão permite que as peças sejam ótimas opções para a prática de esportes, caminhadas e treinos, aderindo ao corpo de forma favorável e confortável.

Seu material permite a transpiração, e a maior elasticidade ajuda a intensificar os exercícios. Algumas opções contam com estampas digitais nas mais variadas cores. Assim, a vivacidade dos tons transmite a ideia de tridimensionalidade, e essa inovação vem atraindo cada vez mais adeptos, pois torna o produto mais sofisticado e elegante.

Viscolycra

Esse é um tipo de tecido que retorna ao seu estado natural após ser esticado até sete vezes o seu tamanho, e é a versatilidade que faz com que a viscolycra ganhe uma posição de destaque como tecido para moda fitness.

Além disso, trata-se de um material resistente ao sol e à água salgada, ou seja, é uma ótima alternativa para a prática de esportes ao ar livre. É mais adequado, principalmente, para a confecção de blusas e camisetas.

Jacquard

Produzido pela Savyon, nome pelo qual também é conhecido esse tipo de tecido, a opção é fabricada em teares eletrônicos, o que confere ao Jacquard elasticidade, equilíbrio térmico e proteção contra raios solares.

Além das opções que citamos acima, vale ressaltar que existem outros tipos de tecidos para moda fitness, como moletom, cotton, molecotton, veludo plush e seletel. Todos apresentam suas particularidades e também podem ser adequados para a confecção de peças voltadas para os exercícios físicos.

Onde encontrar as melhores roupas fitness?

Libidus é uma marca de revenda que utiliza os melhores tecidos para roupa fitness do mercado. Com mais de dez anos de experiência, ela se destaca pela inovação, conforto, beleza e estilo.

Afinal, na hora de selecionar as roupas de moda fitness para revender, você precisa contar com segurança, credibilidade, facilidades no financiamento das compras e, de preferência, um sistema de suporte a revendedores. Todos esses importantes diferenciais você encontra na Libidus!

Se você gostou das nossas informações e quer ficar por dentro de todas as novidades sobre tecido para moda fitness e outros assuntos relacionados a esse universo, assine agora mesmo a nossa newsletter!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply