Dicas

Ter uma vida mais saudável pode ser simples!

16 de agosto de 2019
Tempo de leitura 3 min

Muito se fala sobre levar uma vida mais saudável, mas na prática não é assim tão simples como parece. Com a correria do dia a dia, vamos deixando para depois. Até pensamos no assunto, lemos algo a respeito, alguns fazer planos, mas colocar em ação já é outra história.

O problema é que queremos aquele estilo de vida saudável perfeito, e isso é quase impossível. E quando tentamos e falhamos, ficamos nos culpando por não ter conseguido. Geralmente só mudamos o estilo de vida quando surge algum problema de saúde que nos obriga a fazer isso.

Tudo é uma questão de hábito. Mudar tudo da noite para o dia é muito difícil, então comece aos poucos, inserindo algo novo na sua rotina conforme possível. Para te ajudar, trouxemos algumas dicas simples para que você viva com mais qualidade.

Beba mais água

Com certeza é o principal hábito que você deve adotar: tomar no mínimo 2 litros de água por dia. Suco, café, chá e chimarrão não contam, precisa ser água mesmo. Ela ajuda a regular a temperatura corporal, desintoxica o corpo, auxilia na absorção e transporte de nutrientes, reduz a retenção de líquidos e ajuda a revitalizar e ativar a atividade das células, inclusive colaborando no emagrecimento. Que tal carregar uma garrafa de água sempre na bolsa? Assim fica muito mais fácil.

Tenha uma alimentação variada

Tente comer de tudo um pouco. Não precisa abrir mão da pizza, mas pode trocar o lanche rápido por uma fruta, colocar mais legumes e verduras no almoço, diminuir o refrigerante. O pão branco pode ser trocado pelo integral em alguns dias da semana, e algo mais leve na janta. São pequenos passos que fazem a diferença para o nosso organismo. Melhor ainda se puder ter o acompanhamento de um nutricionista, mas o simples fato de ingerir alimentos mais saudáveis garante melhoria na imunidade.

Pratique exercícios físicos

Normalmente nessa hora alguém diz: mas que hora que vou fazer isso? Nesse caso, já é necessário ter mais disciplina. A principal dica é descobrir que tipo de atividade física você gosta. Vale futebol e vôlei com os amigos, dança, caminhada, corrida, musculação, fica a seu critério. Pode ir para a academia ou buscar algo que possa fazer em casa mesmo, trocar o carro pela bicicleta, o importante é não ficar parado. Não é só para ajudar no emagrecimento, mas para aumentar também a resistência física e evitar problemas cardíacos.

Durma melhor

O ideal é ter oito horas de sono por dia, para que nosso organismo descanse, e no dia seguinte funcione melhor. Com tantos afazeres, conciliar casa, trabalho, estudos, parece mais difícil do que é. Procure aos poucos organizar seu dia para resolver tudo de forma mais produtiva, ganhando tempo. Antes de dormir, tome uma xícara de chá e relaxe, para melhorar a qualidade do sono.

Cuide da sua mente

Leve muito a sério isso: autocuidado emocional. Faça coisas que você gosta, se divirta, viaje, aprenda coisas novas. Passe um tempo com as pessoas que você ama e evite pessoas tóxicas, que te deixem pra baixo. Desconecte-se um pouco do mundo virtual e conecte-se consigo mesma. Tire um tempo para cuidar de você, aproveitar sua própria companhia. Faça mais coisas que te deixem feliz, mesmo as mais simples. Sua saúde mental reflete diretamente na sua saúde física.

Uma vida saudável está ao seu alcance sim! Não se cobre tanto, siga seu ritmo, e quando se der conta estará vivendo com mais qualidade.

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