Dicas

Será que a segunda pele funciona mesmo? Venha descobrir!

25 de abril de 2019
Tempo de leitura 6 min

Também conhecida como base layer, a segunda pele hoje é um item indispensável no vestuário de várias pessoas, principalmente quando se trata de atletas. Confeccionadas com alta tecnologia, essas peças apresentam tecidos inteligentes, que protegem o corpo e ainda otimizam as atividades físicas.

Se você trabalha com revenda de moda fitness e casual esportiva, com certeza não pode deixar de ter essa opção em seu leque de produtos. Portanto, convidamos você a continuar por aqui para aprender mais sobre a segunda pele e conseguir mostrar aos seus clientes como é possível se vestir de forma estratégica para praticar exercícios e diferenciados esportes sem abrir mão de beleza e conforto. Confira!

Afinal, o que é a segunda pele?

Caracterizada como uma peça de roupa bem leve e fininha, a segunda pele é a carta coringa de vários atletas e praticantes de atividades físicas em geral. Ela é usada para a proteção corporal de variadas condições climáticas, além de evitar o atrito com superfícies.

O tecido, de fato, fica em contato direto com a pele, garantindo máxima proteção sem que a pessoa sinta desconforto ao usar. Com a peça, é possível dispensar jaquetas, casacos pesados e até mesmo outros itens do vestuário. É claro que a mais conhecida é a blusa, mas você também encontra calças, bermudas e até mesmo meias com essa tecnologia. Veja!

Blusas

As blusas térmicas são a segunda pele mais popular. Servem para controlar a temperatura do tórax e dos braços, deixando o corpo estável. Substitui as blusas de lã e moletons, que fazem muito volume e nem sempre aquecem tanto.

Camisetas

Para melhorar a performance, muitos atletas aderem à camiseta do tipo segunda pele. Isso porque a peça, além de fazer o que já mencionamos, também evita o atrito constante com o corpo. Ou seja, a roupa se mantém firme no lugar sem roçar na pele, trazendo mais conforto e precisão nos movimentos.

É como se a pessoa estivesse sem roupa, literalmente, e não precisasse se preocupar com nada — apenas com seu desempenho.

Calças

Finas, as calças são muito parecidas com uma legging comum, mas aquecem bem mais. Além de serem usadas sozinhas, também são ótimas alternativas para se vestir por baixo de outra peça, como um moletom ou até mesmo um jeans — ultrapassando a funcionalidade esportiva e suprindo as necessidades do dia a dia.

Bermudas

Você já reparou que alguns atletas utilizam uma bermuda justa por baixo do uniforme oficial? No caso, esse é um tipo de segunda pele. Elas têm uma função especial em relação aos músculos, por exemplo, uma vez que impedem que o organismo perca calor, fazendo com que a elasticidade da musculatura seja potencializada (evitando lesões e outros imprevistos).

Meias

Geralmente, as extremidades do corpo são as partes mais difíceis de controlar a temperatura. Por isso, as meias também recebem soluções tecnológicas, de forma que funcionem como uma segunda pele para os pés sem necessidade de volume, o que favorece a prática de atividades sem incômodos.

Outras peças

Por falar em extremidades, também não podemos nos esquecer das mãos e da cabeça. Existem luvas e até mesmo toucas — as balaclavas, que cobrem o rosto inteiro — que protegem a pele e mantêm a temperatura ideal para a melhor performance, ou simplesmente para um dia muito frio.

Quais são seus benefícios para a prática de esportes?

Já mencionamos que a segunda pele atua como uma proteção para o corpo. E os exemplos que demos estão aí para comprovar! Contudo, ela apresenta mais benefícios para a prática esportiva (ou para o dia a dia) do que você pode imaginar. Abaixo, explicaremos mais sobre as principais.

Conforto térmico

A vantagem mais evidente da segunda pele tem relação com o controle da temperatura corporal. Ela age como uma camada protetora para os graus mais baixos. Em dias frios moderados — como o inverno da maior parte do Brasil —, é usada sozinha. Entretanto, nos climas mais rigorosos, funciona como um reforço por baixo de casacos grossos, a fim de complementá-los sem a necessidade de muito volume.

Por outro lado, mesmo em temperaturas amenas, o corpo precisa se manter com o calor interno controlado, sem mudanças bruscas. É o caso de quem pratica ciclismo, trekking e outros esportes em que a natureza faz variar repentinamente o tempo. O corpo, no caso, deve se manter seco e devidamente aquecido, sem encarar o choque térmico causado por essas variações.

Proteção UV

Além de proteger o corpo do frio, a segunda pele também age como uma proteção contra o calor no verão. Isso mesmo! Com tecidos cada vez mais tecnológicos, vários modelos funcionam como protetores dos raios solares. Quem pratica alguma atividade física ao ar livre conta com essa vantagem, além dos adeptos aos esportes aquáticos.

Flexibilidade

Como não causa volume, a segunda pele é um agente facilitador de exercícios físicos, uma vez que oferece muito mais liberdade de movimentos. Ademais, a peça adiciona mais uma camada de resistência ao corpo, tornando-o mais firme e preciso, embora ainda flexível.

Eliminação do mau cheiro

Muita gente se preocupa em usar tecidos sintéticos e eles causarem um odor desagradável devido à transpiração. Com a segunda pele — de fabricação e marcas confiáveis — isso não ocorre. O motivo é que as peças são bastante respiráveis e trabalham com a eliminação da umidade do suor, mantendo o corpo sempre seco. Um bom exemplo disso é a solução do tecido dry fit.

A tecnologia é um aspecto indispensável que se tornou um divisor de águas no mundo dos esportes. Quem pratica atividade física, seja um atleta profissional, seja amador, tem em mãos recursos inteligentes e estratégicos de forma muito mais acessível do que antes.

Quando o assunto é vestuário, a segunda pele reina como a roupa mais procurada por quem deseja aumentar seu desempenho físico. Depois de chegar com a leitura até aqui, você há de concordar que não dá mais para revender moda fitness e casual esportiva sem contar com essa peça na sua cartela de produtos, não é mesmo?

Se você ficou interessado em oferecer a segunda pele aos seus clientes, saiba que é preciso, no entanto, trabalhar com o melhor nível de qualidade para que as funções da roupa funcionem mesmo. Então, não deixe de conferir nossas opções na loja virtual. Esperamos você por lá!

 

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up