Consultora

Revendedor: aprenda como fazer gestão de estoque com eficiência

26 de outubro de 2018

Fazer uma gestão de estoque eficiente é o mesmo que ter um excelente controle de finanças. Isso porque nos dois casos, para que você consiga estabilidade financeira, é fundamental ter o estoque bem gerenciado. Tendo em vista essa comparação, fica clara a importância de tratar o assunto com cuidado, certo?

Afinal, se você comete o erro de comprar estoque em excesso, ou se o deixa minguado, seu caixa terá prejuízo da mesma forma. Ao comprar itens além do necessário, você sofre com a diminuição de capital de giro e os riscos de desperdício aumentam. Pelo mesmo motivo, será mais demorado ter retorno do investimento.

Por outro lado, quando os itens em estoque são escassos, você não vende pela falta de determinado produto. Isso acontece porque seu cliente buscará o produto que deseja no concorrente.

Por esses motivos, é muito importante aprender a controlar a gestão de estoques. Então, daremos algumas dicas para mostrar a você de que forma ela ajuda a trazer organização e economia para o seu empreendimento. Confira!

Analise o giro de materiais

Para que não ocorra desperdício de dinheiro — quando se estoca produtos encalhados, ou ainda perde oportunidades em função da falta deles —  é fundamental que haja o dimensionamento correto do tamanho do espaço.

Assim sendo, você pode implementar um controle físico de estoque e a contagem cíclica, por exemplo. Por meio dela, há a chance de estipular critérios para quais itens devem ter prioridade.

Por outro lado, existe a contagem cega, na qual você verifica as mercadorias existentes, já que não tem os dados que lhe ajudarão em sua tarefa.

Dito isso, o responsável pelo estoque tem a obrigação de fazer um controle constante e diário. Esse monitoramento promove mais rigor, uma vez que os ajustes serão diários e não ao final de um determinado período — mensal, semestral ou anual.

Faça previsão de demandas

Com foco em tornar a gestão de estoque eficiente, disponibilize parte de seu tempo para o planejamento dessa tarefa. Ao planejar, o mais importante é fazer projeções de demanda.

Então, você descobrirá a quantidade de produtos, que precisa para os próximos períodos, baseada no histórico de vendas que registrou em seu fluxo de caixa. Assim, trabalha-se conforme a informação, e não apenas a intuição.

Vale destacar, ainda, que não se deve considerar apenas a realidade do seu negócio para calcular o estoque. É preciso acompanhar o movimento do ambiente externo, ou seja, avaliar a situação econômica para compreender o comportamento do mercado, com atenção especial às datas comemorativas e aos lançamentos de novas coleções.

Aqui a nossa dica é — nunca deixe para comprar na última hora! Quando você considera todas essas variáveis, prepare-se para dar uma guinada na maneira como realiza a sua gestão de estoque e também para vender mais.

Planeje para o médio e longo prazo

Se o seu objetivo é aprimorar a administração de estoque, o ideal é prestar atenção em aspectos como demanda, sazonalidade e alterações no mercado, por exemplo.

Reafirmando, preocupar-se com datas comemorativas é uma excelente maneira de gerenciar suas compras e vendas. Nesse sentido, quanto maior for a sua flexibilidade, provavelmente melhores serão suas vendas.

Dessa forma, o mais importante é pensar seu estoque com provisão de no mínimo seis meses de antecedência.

Conte com a ajuda da tecnologia

Usar a tecnologia é extremamente recomendado para que você desenvolva um gerenciamento de estoque perfeito.

Embora existam muitas opções de ferramenta no mundo virtual, como programas e planilhas que ajudam a manter a área organizada, o ideal é o uso de aplicativos específicos para gestão de estoque. Assim, você terá mais praticidade, segurança, eficiência e, com isso, ganhará tempo, principalmente em vendas pelo Whatsapp.

Desse modo, em parceria com a tecnologia, sempre que quiser, poderá conferir seu estoque, e isso ajuda a não perder oportunidades. Da mesma forma, previne os encalhes em momentos de sazonalidade, como as datas comemorativas.

Somente não se esqueça de manter seu controle sempre atualizado e alimentá-lo com as informações certas, porque os dados que você inserir deverão coincidir com a realidade.

Se você gostou das nossas dicas de como deixar mais eficiente sua gestão de estoque, dê sua opinião com um comentário no post.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply