Dicas

Por que o relacionamento com o cliente é algo tão importante?

13 de setembro de 2018

Manter um bom relacionamento com o cliente é um dos fatores fundamentais para ter um negócio de sucesso e alavancar as vendas. Isso acontece porque essa interação ajuda a estabelecer relações de confiança, de credibilidade e faz com que a experiência de compra seja mais positiva. 

Para construir relações mais próximas, você deve lançar mão de técnicas específicas, que realmente estão alinhadas ao seu negócio e que trazem o retorno esperado.

Confira o artigo e conheça as principais estratégias para melhorar o relacionamento com os clientes, além de mais algumas dicas para colocá-las em prática e otimizar resultados. Vamos lá? 

Veja a importância de criar relacionamento com clientes

O relacionamento com o cliente vai além do processo de venda tradicional. Ao construir uma relação com ele, você quer saber o que o seu cliente pensa, o que de fato ele busca e de que forma pode ajudá-lo.

Quando você demonstra que o cliente é importante e que deseja estreitar o relacionamento, isso faz com que ele ganhe confiança no seu trabalho.

Para ficar mais claro: na hora de realizar uma compra, você procura uma empresa desconhecida ou uma empresa que você já tem contato e teve uma boa experiência? Por isso, vale a pena ressaltar que a confiança é essencial em mercados cada vez mais competitivos e sem ela a fidelização do cliente não acontece!

Logo abaixo, veremos algumas estratégias que podem ser adotadas.

Marque presença na internet

Com o avanço da tecnologia, ter um site, um blog e ser atuante nas redes sociais para interagir com o público é fundamental. Existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas para manter essa aproximação, sendo assim, escolha as que sejam mais relevantes para o seu negócio e para os seus clientes.

Além disso, abuse da criatividade e prime sempre pela qualidade de tudo o que é postado. Lembre-se: se você gosta de ter acesso a conteúdos úteis e significativos, os seus clientes também gostam.

Saiba que cada cliente é único

É extremamente importante compreender que um cliente não é igual ao outro, por isso deve-se adotar estratégias de relacionamento de forma individual.

Não se preocupe com o tempo e a experiência, você notará que aos poucos é possível desenvolver as habilidades necessárias para lidar com todos os clientes e as mais diversas situações. Entretanto, o comprometimento em ser atencioso e cordial precisa estar sempre presente em todos os casos.  

Otimize canais de atendimento

O cliente precisa conseguir entrar em contato de diferentes formas, por isso disponibilize e-mails, telefones, atendimento por meio do Facebook, entre outros canais. Busque oferecer esse atendimento de maneira rápida e eficiente, para conseguir satisfazer o cliente de forma assertiva.

De modo geral, quando a experiência com o atendimento não é boa, a má impressão causada pode comprometer a reputação do seu negócio. Portanto, não negligencie esse setor!

Use o WhatsApp a seu favor

O WhatsApp é uma ferramenta ótima para conseguir estreitar o relacionamento com os clientes. Por meio do aplicativo, é possível dar suporte, promover produtos, divulgar novidades etc.

Para isso, desenvolva um planejamento, definindo o tipo de conteúdo que será disponibilizado (lançamento de produtos novos, fotos de divulgação, períodos promocionais, entre outros) e os melhores horários de envio.

Não há regras em relação a periodicidade das mensagens, que podem ser semanais, quinzenais ou mensais. Apenas atente para não exagerar na quantidade, pois além de incomodar o cliente, pode ser considerada pelo aplicativo como SPAM. 

Uma outra opção de usar o WhatsApp é durante o período de pós-venda, com o objetivo de solicitar um feedback sobre os produtos vendidos e sobre a qualidade do serviço.  

Viu só? As técnicas para aprimorar o relacionamento com o cliente são muitas e, certamente, algumas delas atenderão em cheio o seu negócio e aumentarão suas vendas. Lembre-se que não adianta só buscar informação, é preciso se organizar e colocar as ideias em prática. 

Gostou deste artigo? Agora, que tal conhecer um pouco mais sobre como ser uma revendedora de sucesso? Vale a pena ler o post e conferir nossas dicas!

 

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