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4 dicas para aquecer as vendas no período de férias

4 de fevereiro de 2020
Tempo de leitura 4 min

O início do ano é conhecido pela temporada oficial de férias. A combinação de calor e recesso escolar trazem aos dias mais calmaria, sendo a época ideal para viajar e descansar.

Para quem trabalha com vendas, são os meses mais difíceis do ano. Primeiro, porque a procura é menor, já que boa parte das pessoas investe o dinheiro nas férias. Logo em seguida vem o fator Liquidação – mesmo o verão estando apenas na metade, já começam as promoções.

Trabalhar com venda direta é um desafio novo a cada dia, e surge aquele medo do baixo volume de vendas nesses meses. No caso de venda de roupas, já estamos com o pensamento no pedido de inverno, e ao mesmo tempo ainda temos os looks de verão para vender. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para te ajudar a aquecer as vendas de verão.

Atenção para as oportunidades

Se você tiver um relacionamento próximo com suas clientes, saberá quem vai viajar, quem gosta de festas durantes as férias ou quem vai curtir o tempo descansando. Ofereça soluções para as clientes de acordo com o estilo de vida e a programação de cada uma delas.

Busque saber para onde ela vai viajar e ajude a montar a mala com tudo que precisa. Para a cliente que gosta de festas, ofereça looks novos que combinem com o estilo dela. Até mesmo quem vai ficar em casa descansando precisa de todo conforto, então foque nisso.  Além disso, o atendimento personalizado de acordo com o perfil da cliente faz com que ela perceba o quanto ela é importante para você.

Todo mundo ama promoção

Isso é fato. E como as pessoas investem muito nas férias, a busca por liquidações aumenta, afinal a meta é cortar gastos. Lojistas tradicionalmente liquidam o estoque em janeiro e fevereiro, e tem quem espere para fazer as compras de verão quando os preços baixos.

Analise sempre o perfil de compra de suas clientes e crie promoções que agradem seu público. Descontos à vista são atrativos pela baixa nos preços, e bons para você que terá o pagamento instantâneo. Os descontos progressivos também são super indicados, e trazem um volume de compras maior. Se você trabalha com parcelamento, pode oferecer boas condições de prazo para não pesar no bolso da cliente.

Busque parceria com seus fornecedores e aproveite as liquidações que eles estão fazendo também, assim consegue trabalhar sem perder margem de lucro. E foque em liquidar o estoque parado e aquelas peças que fotos os hits da estação, mas que você não tem certeza se ainda serão tendência no próximo verão. Os básicos, quem vendem sempre, podem ficar de fora das promoções.

Volta às aulas

O movimento de volta às aulas merece muita atenção, afinal boa parte da população tem algum envolvimento com isso. Suas clientes que estudam e/ou trabalham em escolas precisam de roupas confortáveis para o dia a dia, de acordo com o estilo de cada uma.

A maior atenção deve ser voltada para as mamães, afinal a demanda de roupas para crianças e adolescentes é sempre maior. Isso porque, em primeiro lugar, elas crescem de um ano para o outro, e as roupas já não servem mais. As aulas começam e a legging está curta, a blusa apertada, e por aí vai. Além disso, as aulas trazem movimentação e atividades físicas, e por isso as roupas gastam com mais facilidade.

Seus clientes precisam lembrar de você

Frases como “quem não é visto não é lembrado” e “a propaganda é a alma do negócio” se aplicam sempre, e nesta época ainda mais. O marketing é fundamental. Trabalhe com empenho na divulgação das promoções para os seus clientes. Lembre-os que você está à disposição para atender as necessidades que possam ter. Você deve ter soluções para o presente de última hora, a roupa que deixou de servir e aquela peça essencial na mala de viagem.

Além das promoções, você pode compartilhar dicas para aproveitar melhor o verão. As redes sociais são grandes aliadas, use-as a seu favor. Mensagens diretas são fundamentais também. Você precisa estar presente para seu cliente, assim é em você que ele vai pensar quando precisar.

 

Não esqueça essas dicas nunca. Adapte elas ao perfil do seu negócio e de suas clientes, e arrase nas vendas!

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