Dicas

Dia dos Namorados: receitas para preparar um jantar romântico em casa

9 de junho de 2020
Tempo de leitura 5 min

A data mais romântica do ano está chegando, e tudo que os casais querem é curtir um momento juntos saindo da rotina. O Dia dos Namorados é famoso por lotar restaurantes e casais fazendo passeios românticos, mas esse ano a realidade é diferente: a frase do ano é “fique em casa”, sempre que possível.

Os restaurantes e hotéis que estão abertos, estão operando com capacidade reduzida, para evitar aglomerações. Sim, a gente sabe que um dia especial merece uma comemoração especial, tudo bem planejado.

Para quem já curtia ficar em casa, perfeito. Já para aqueles que não abriam mão de sair pra jantar, que tal se desafiar na cozinha e preparar um jantar romântico juntos?

Para ajudar, pedimos para os nossos seguidores enviarem receitas que podem ser feitas no aconchego de casa. Recebemos muitas receitas! Escolhemos três opções de pratos para jantar e uma de sobremesa para indicar aqui. São pratos deliciosos e fáceis de preparar – até porque ninguém quer passar horas na cozinha nesse dia né!? Confira!

 

FILÉ DE FRANGO COM MOLHO DE LARANJA

INGREDIENTES

4 filés de frango

2 dentes de alho grandes amassados

1/2 colher (de café) de pimenta do reino moída

Sal a gosto

2 colheres (de sopa) de óleo

Molho de Laranja

1 xícara (de chá) de suco de laranja (natural)

1 colher (de chá) de manteiga

2 colheres (de chá) de amido de milho (maisena)

1 colher (de chá) de açúcar

Folhas de manjericão para polvilhar (opcional)

MODO DE PREPARO

Coloque os filés de frango em uma tigela e tempere com o alho amassado, o sal e a pimenta do reino, misture bem e deixe tomando gosto por no mínimo 30 minutos. Depois aqueça o óleo em uma frigideira e frite os filés. Coloque-os na frigideira quente e só vire os filés quando eles já estiverem dourados. Não fure os filés para eles não ressecarem e nem fique esfregando ele na frigideira, coloque eles lá e só vire quando dourar. Assim que dourar dos dois lados, já está pronto. Reserve.

Molho

Dissolva o amido de milho com o açúcar e o suco de laranja. Coloque em uma panela, junte a manteiga e leve ao fogo. Deixe ferver, mexendo sempre. Ferva alguns minutos até ele ficar levemente cremoso.

Arrume os filés em uma travessa, coloque o molho por cima e polvilhe com folhinhas de manjericão. Sirva quente. Fica ótimo acompanhado de batatas cozidas ou purê.

 

PEIXE ASSADO

INGREDIENTES

2 cebolas

3 tomates

2 dentes de alho

3 batatas médias cortadas em rodelas

4 filés de tilápia grandes temperados a gosto

MODO DE PREPARO

Cozinhe as batatas e reserve.

Refogue as cebolas, os tomates e o alho e faça um molho bem consistente. Tempere a gosto.

Em uma forma de vidro coloque uma camada de molho de mais um menos 1cm. Em seguida faça uma camada com as rodelas de batata. Por cima da batata coloque uma os filés de tilápia. Cubra com o restante do molho, coloque queijo mussarela ralado. Se quiser, pode colocar requeijão cremoso, orégano e pimentão para decorar.

Um ótimo acompanhamento para este prato é arroz branco e salada mil folhas verdes, e sem esquecer de um vinho merlot, que combina maravilhosamente bem!

 

MACARRÃO À CARBONARA

INGREDIENTES

Bacon picado (quantidade a seu gosto)

Queijo ralado (quantidade a seu gosto)

3 ovos

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Espaguete

Creme de leite

MODO DE PREPARO

Frite bem o bacon, até ficar crocante. Coloque o macarrão para cozinhar em água e sal. No refratário onde será servido o macarrão, bata bem os ovos com um garfo. Tempere com sal e pimenta a gosto, e junte o queijo ralado, também a gosto. Quando o macarrão estiver pronto, escorra e coloque (bem quente) sobre a mistura de ovos, misture bem, pois o calor da massa vai cozinhar os ovos. Coloque o bacon, ainda quente, sobre o macarrão, misture o creme de leite e sirva. A receita é prática, rápida e deliciosa, e combina com o clima de inverno e vinho.

 

BOLO DE BANANA

Açúcar suficiente para cobrir o fundo da forma. Caramelizar o açúcar e distribuir fatias finas de banana (são necessárias de 4 a 5 bananas, depende do tamanho da forma) sobre o caramelo.

INGREDIENTES

3 Ovos

1 1/2 xicara de açúcar

3 colheres de nata ou margarina ou manteiga

1 xicara de leite

1 pitada de sal

2 1/2 xicara de farinha

3 colherinhas de royal

MODO DE PREPARO

Bata as claras em neve e separe. Em outra travessa, bata os ovos com a margarina e o açúcar. Acrescente a farinha, o leite, o sal e o fermento. Por último, misture as claras em neve e continue batendo. Despeje a massa na forma caramelizada com as bananas fatiadas. Leve em forno médio (180° C), pré-aquecido, por 30 minutos.

Após assado, espere esfriar um pouco e desenforme sobre uma travessa. O bolo vai ficar com o caramelo e as fatias de banana como cobertura. Sirva em um prato e polvilhe canela. Se quiser, ao servir pode acrescentar fios de chocolate derretido ou chantili para decorar – além de lindo fica uma delícia!

 

Agora é só escolher o cardápio! E claro, preparar o ambiente, né!? Arrume a mesa, escolha e trilha sonora, ascenda velas e pode até escolher um filme romântico para curtir o Dia dos Namorados no conforto e segurança de casa com quem você ama!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up