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Descubra 5 dicas sobre como cobrar clientes amigavelmente!

16 de janeiro de 2019
Tempo de leitura 3 min

 

Um dos maiores desafios de uma revendedora é, sem dúvida, o momento da cobrança. O desfecho ideal da negociação é aquele que termina de forma amigável e, se possível, que a cliente continue comprando muitos produtos. Para conseguir levar a situação da melhor forma, basta unir o estudo com a prática, pois você consegue identificar os erros e aprender a resolvê-los a cada diálogo.

A arte da negociação deve ser desenvolvida por todas as revendedoras, pois uma palavra mal colocada pode resultar em perda de clientes e faturamento. Portanto, continue lendo este artigo e descubra como cobrar clientes sem estresse. Boa leitura!

1. Entenda o motivo do atraso

O primeiro passo para aprender como cobrar clientes é ter empatia, ou seja, coloque-se no lugar do outro e descubra por que o cliente não conseguiu pagar o que comprou. Para não causar constrangimentos, não faça isso na presença de terceiros. Sabendo o motivo, ele consegue compreender que você não está somente cobrando, mas procurando ajudá-lo de alguma forma.

2. Esteja aberto para renegociar

Uma inadimplência não pode ser motivo para fechar as portas da comunicação entre você e seu cliente. Até grandes empresas tentam renegociar dívidas para que os consumidores continuem comprando delas. Por que no seu negócio seria diferente? Nesse caso, esteja disposto a ouvir o comprador. 

3. Ofereça várias formas de pagamento

No momento da negociação, compreenda a situação do cliente e tente mostrar o melhor caminho para quitar as dívidas. Esqueça aquela velha ideia de juros ou parcelamentos abusivos, pois isso aumenta o impasse. Lembre-se: o seu foco é manter o cliente interessado, portanto, antes de tomar qualquer decisão, pense em como você reagiria se estivesse no lugar dele.

4. Use lembretes ao seu favor

A comunicação com o seu cliente não pode parar no momento em que ele vai até você e retira o produto. O pós-venda é essencial para avisá-lo sobre novas coleções e promoções. Essa tática pode ser feita por meio de SMS, e-mail ou pelo WhatsApp. Nessa mesma mensagem, você pode informá-lo sobre a data de vencimento do pagamento ou pedir para entrar em contato caso ele tenha alguma dívida. 

5. Aprenda mais sobre negociação

A gente sabe que negociar não é uma tarefa fácil. Uma das formas mais legais de aprender essa habilidade é por meio dos livros ou dos filmes.

O longa “De porta a porta”, por exemplo, é ideal para quem sempre tem medo das recusas do cliente durante o papo. Já no clássico “O Poderoso Chefão”, você aprenderá algumas técnicas de persuasão e falhas que não deverá cometer nesse processo.

Em relação aos livros, sempre indicamos a obra “Como chegar ao sim”. Outro livro que não pode faltar em sua cabeceira é o “Consiga o que você quer”. Nele, o autor mostra estratégias que vão fazer de você um negociador competente em qualquer situação. Vale a pena a leitura.

A inadimplência não é um momento legal para ninguém, especialmente porque no futuro você pode cobrar uma dívida de um amigo ou parente mais próximo. Ter jogo de cintura é a palavra-chave para não perder o cliente e também a amizade.

Restou alguma dúvida sobre como cobrar clientes? Então, deixe a sua pergunta nos comentários abaixo. Teremos prazer em respondê-las.

 

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