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Como vender no inverno e ganhar mais?

6 de abril de 2019

Quem trabalha com revenda de roupas precisa entender bem as variações de estação e quais os tipos de roupa as pessoas mais buscam em cada época do ano. Por exemplo, vender no inverno é mais fácil do que parece, basta dar a devida atenção a alguns aspectos e ter um bom estoque.

Afinal, o clima de inverno é decisivo para os bons resultados do setor de moda e da revenda de roupas no segundo semestre. Isso porque, segundo o IEMI (Inteligência de Mercado), os artigos específicos dessa estação (blusas de frio, moletons, jaquetas, casacos, e outros), que têm um valor agregado maior, representam 25% da receita de vendas do segmento no ano.

Por isso, neste post você terá conhecimento sobre as questões mais importantes para dar todo o seu foco, aspectos que envolvem o desafio de vender no inverno e poder ganhar mais com isso. Continue a leitura!

Cálculo de giro de estoque

Entender como fazer esse cálculo é fundamental, uma vez que o giro de estoque proporciona um equilíbrio entre a aquisição de mais itens e o seu ritmo de venda dos produtos.

Dessa forma, é preciso saber qual seria o giro ideal para manter esse equilíbrio. Para tanto, existem dois aspectos que devem ser considerados na gestão de estoque:

  • nunca ficar em falta com produtos para venda;

  • quanto menor o estoque, menor o capital imobilizado.

Pode parecer contraditório, mas é por isso mesmo que você não deve passar pelo aperto de ficar sem produtos. A seguir, mostramos como calcular o giro de estoque médio:

Giro de estoque = valor total de vendas / volume médio do estoque

Para ilustrar, imagine que você tem uma fábrica que vende 1800 panelas por ano, com o estoque médio de aproximadamente 300 unidades. Ao aplicar a fórmula, temos:

Giro de estoque = 1800 / 300 = 6 giros por ano

Esse resultado significa que o estoque de panelas deve ser renovado cerca de seis vezes por ano. Com isso, ao elaborar o seu plano de orçamento, é preciso levar em consideração os gastos que a fábrica terá para sustentar uma produção que abasteça adequadamente o estoque todas as vezes.

Além disso, essa informação também é útil para que você planeje seu orçamento de vendas, o qual deve ser elaborado com foco na busca por lucratividade

Por outro lado, também é possível calcular o giro de estoque baseado em valores. Imagine que o valor do estoque médio da fábrica de panelas seja de R$ 50 mil e que o volume de vendas por ano seja de R$ 500 mil. Ao considerar esses valores, temos:

giro de estoque = volume total de vendas / valor médio do estoque

giro de estoque = R$ 500.000 / R$ 50.000 = 10 giros por ano

Por fim, tenha em mente que fazer pesquisas de hábitos de consumo local ajuda consideravelmente na previsão de compra e estoque.

Reserva financeira para reabastecimento

Manter uma reserva financeira para reabastecer peças que saem com mais facilidade faz parte de um bom planejamento estratégico.

Muitas vezes parece difícil separar um dinheiro que poderia ser usado para outros fins, mas é isso o que salva sua revenda nas horas que você mais precisa. Um bom planejamento é fundamental.

Sendo assim, separe um percentual do valor arrecadado com seu negócio (10% ou 15%, por exemplo) e guarde para situações inesperadas. Ao fazer essa reserva de dinheiro, você se sente cada vez mais com mais segurança.

Além do mais, caso você não use a reserva, ela servirá como um fundo extra para fazer uma poupança a longo prazo ou investir diretamente no negócio. Acredite, esse dinheiro vai dar margem ao seu empreendimento para muita coisa.

Essa ideia funciona quase como ir à academia: com o tempo, fica cada dia mais tranquilo e fácil, você se acostuma e, quando percebe, já incorporou à sua rotina o processo de guardar sempre uma parte do seu faturamento.

Busca por rotação de peças paradas

Muitas vezes o estoque fica parado simplesmente porque ninguém sabe que determinado produto está armazenado lá. Por isso, é muito importante tentar entender qual a demanda do mercado, ou seja, o que as pessoas realmente querem comprar para, antes de mais nada, evitar que as mercadorias fiquem paradas.

Ter essa percepção garantirá a compra do mínimo de estoque necessário para manter a revenda durante o período. Dessa forma, é preciso conter a ansiedade e focar em comprar apenas aquilo que os clientes estão preparados para consumir.

No entanto, é comum que uma peça ou outra fique parada, mesmo com todos esses cuidados. Com o objetivo de driblar essa situação, separamos algumas dicas:

  • faça um diagnóstico do seu estoque;

  • planeje ofertas bem direcionadas;

  • considere fazer liquidações;

  • monte combos;

  • não tenha apego aos itens parados.

Afinal, quanto mais tempo um produto está parado, menor é o lucro que você terá com ele. Isso porque a mercadoria fica velha, obsoleta e fora de moda.

Venda de roupas de outras estações no inverno

Para vender peças de outras estações no inverno, é necessário focar na oferta de promoções e condições especiais na compra dessas roupas fora de estação. Para tanto, seguem algumas sugestões:

  • promova uma noite de queijos e vinhos;

  • realize oficinas de customização;

  • incentive campanhas de agasalhos e afins.

Em todas essas ações, aproveite para expor as novidades de inverno, sem deixar de apresentar produtos de outras estações.

Treinamento para vender no inverno

Fazer um treinamento adequado sobre os produtos da estação é fundamental, visto que as peças de inverno têm maior valor agregado. É muito importante entender as tendências do clima (materiais, cores, formas, estilo etc.), assim como os diferenciais das peças do fornecedor escolhido para aproveitar bem cada oportunidade de negócio.

Por fim, para ter muito sucesso com a revenda de roupas e vender no inverno como ninguém, dê muita importância para a busca de um bom fornecedor que seja capaz de suprir a demanda de peças também fora de estação.

Agora que você sabe como vender no inverno, confira o site da Libidus, que conta com as melhores opções e condições para ter uma representação bem-sucedida!

 

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