Consultora, Dicas

Como organizar seu home office de forma simples e prática

17 de março de 2020
Tempo de leitura 2 min

Quem trabalha de forma autônoma geralmente faz isso de casa, pelo menos no início. Nesse assunto vamos ser realistas: não é fácil trabalhar em casa, fazer o próprio horário, e ser organizada e disciplinada fazendo isso. Para facilitar, o ideal é ter um ambiente em casa reservado especificamente para trabalho.

Quando se fala em montar um espaço para home office, vem logo o pensamento de investimento, e quem trabalha em casa normalmente quer evitar gastos. Mas dá sim pra montar um espaço interessante sem gastar muito, e aproveitando o que você já tem em casa, para deixar seu material de trabalho bem arrumado.

Escolha um espaço na casa que será usado apenas para trabalho. Se tiver um quarto disponível que possa ser destinado só para isso, ótimo. Mas pode ser um cantinho de uma sala. Evite montar o escritório no seu quarto, assim não cai na tentação de ficar jogada na cama. Comece colocando uma mesa, o tamanho dela varia de acordo com a sua necessidade, e uma cadeira bem confortável. Essa mesa pode ter um computador ou notebook e, caso você use muito, uma impressora.

Uma agenda ou bloco de notas sobre a mesa é fundamental para fazer as anotações do dia a dia, e planejar sua rotina. Outra coisa que ajuda muito é um mural na parede, onde você pode colocar lembretes, inspirações e suas metas. Além de ser útil, o mural deixa as ideias expostas de forma bem visível sem utilizar muito espaço.

Preencha seu espaço de forma criativa, com itens que combinem com seu estilo e ajudem a aumentar sua produtividade. Use uma luminária, coloque as canetas em um porta objetos (pode usar aquela caneca que é tão linda que você não coloca café), tenha uma calculadora ao alcance. Livros que tenham a ver com seu negócio são úteis e complementam a decoração. Separamos algumas inspirações para você!

Organize uma rotina de trabalho, com horário para começar e para fazer pausas, para não cair na tentação de ficar no sofá ou fazer as tarefas da casa e seu trabalho ficar acumulado. Trabalhar em casa é ótimo, mas exige foco e dedicação.

Uma dica para tornar o seu horário de trabalho mais profissional é se arrumar como se fosse sair para trabalhar. Por mais legal que seja a ideia de passar o dia de pijama, manter a imagem profissional te ajuda a adotar uma postura mais séria, sem desviar das suas atividades. Além disso, se surgir algum compromisso de última hora, você está pronta para sair ou para realizar uma reunião em casa mesmo.

Agora queremos saber, você já tem seu espaço home office organizado? Se ainda não tem, aproveita essas dicas para criar um ambiente do seu jeito e ser ainda mais produtiva!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up