Dicas

Como fazer apresentação do produto? Aprenda aqui!

19 de outubro de 2018

 

O mercado tem artigos para os mais diversos gostos e perfis de consumo. Por isso, o vendedor precisa ter em mente que a apresentação do produto durante um atendimento de qualidade é determinante para o sucesso nas vendas.

Quando se tratam de roupas, então, é importante saber que há várias formas de qualificar a mercadoria, além da beleza da peça. Assim, a apresentação consiste em usar conhecimento e criatividade para oferecer ao cliente o máximo valor.

Por esse motivo, criamos este post para mostrar algumas dicas que vão ajudar a melhorar seus resultados na apresentação do produto. Confira!

Demonstre valor

Toda venda é emocional. Por mais que o processo seja iniciado de forma racional — por exemplo, a necessidade de comprar uma peça —, a escolha inclui o campo das emoções: o comprador se lembra de suas experiências ao decidir.

Portanto, oferecer valor não é apresentar ao consumidor apenas os itens mais caros, mas aqueles que possam agregar algo para ele. Por isso, é importante usar técnicas de persuasão, despertar sentimentos e fazer perguntas que levem o cliente a imaginar em que ocasião especial ele pode usar a peça.

Destaque detalhes da roupa

A princípio não é necessário dizer ao cliente tudo o que se sabe sobre a peça. Vale dar detalhes importantes de acordo com o perfil que conhece dele. Sinta a aceitação, sem se esquecer de que as necessidades de cada consumidor são individuais e, por isso, pode-se apresentar as características do item aos poucos.

Guarde para o final os pontos mais importantes. Entram aí os detalhes da roupa — como o tecido, a modelagem, o caimento, a durabilidade e assim por diante —, que podem ajudar a fortalecer o desejo de compra do cliente.

Surpreenda o consumidor

Muitas vezes, não é fácil manter a atenção do comprador durante toda a apresentação do produto, mesmo quando se usam as principais técnicas de vendas. Por isso, surpreendê-lo com alguns recursos no meio da conversa é uma boa estratégia. É possível fazer isso de diversas formas:

  • inclua frases de efeito. Por exemplo: “Essa calça jeans é excelente! Sua modelagem já ganhou prêmios!”;

  • mude a entonação de voz para dar ênfase a algo importante;

  • fale sobre uma informação inesperada, como uma promoção relacionada ao produto apresentado. Por exemplo: “E veja só que sorte: nesta semana, temos uma oferta especial para esta peça!”.

Mostre como as roupas ficam no corpo

Uma coisa é ver o item no cabide, pendurado na arara. Outra, completamente diferente, é mostrar como ele fica bem no corpo. Algumas peças parecem simples, mas ficam maravilhosas quando são vestidas!

Por isso, incentive (com muito ânimo) o cliente a experimentá-la. Assim, ele verá a roupa no corpo — se a cor combina, se o tamanho está adequado e outros aspectos. Em último caso, experimente você mesmo a roupa, só não perca a oportunidade de vender!

E mais: cuide bem da embalagem da peça para mantê-la limpa e conservada. Nunca deixe-a sem etiqueta para não parecer que ela não é mais nova. Mostre, com a apresentação do produto, a oportunidade de conseguir um visual bacana. Além disso, ofereça um atendimento de qualidade!

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