Dicas

Como empreender e cuidar da família sem perder o foco?

12 de fevereiro de 2019
Tempo de leitura 3 min

 

Empreender e cuidar da família é o maior desafio que temos atualmente. Precisamos encontrar e manter um bom relacionamento com os clientes, fazer algumas tarefas domésticas, passar um tempo com os filhos, descansar, atualizar nossos conhecimentos… e a lista parece não ter fim.

Realmente, lidar com tanta coisa é complicado. Mas isso não significa que seja impossível! É por esse motivo que fizemos este texto: daremos algumas dicas que vão lhe ajudar nessa jornada dupla de empreender (com sucesso) e zelar pela sua família.

Gostou do assunto? Então, continue a leitura!

Organize ao máximo suas tarefas e compromissos

Sabemos que falar sobre organização é um clichê, mas esse é, de verdade, o grande segredo das pessoas que alcançaram seus objetivos. Quando temos uma visão clara de nossas obrigações e prazos, nosso cérebro aprende a priorizar tarefas e passa a trabalhar melhor.

Isso é ainda mais importante no caso de autônomos. Ao trabalharmos para nós mesmos, não temos horário. Os clientes podem chamar a qualquer momento e precisamos garantir que a venda vai ser feita, correto? Por isso, a preparação é tão importante.

Então, que tal começar a organização pela gestão do seu estoque? Se você sabe exatamente o que tem para vender, é possível criar um roteiro de conversa que vai encantar os clientes e ainda poupará tempo na negociação.

Somado a isso, dê uma olhada nas tarefas da casa. Veja o que pode ser dividido entre seus familiares e o que precisa, necessariamente, ficar por sua conta.

Faça um quadro de atividades

A organização por si só não costuma ser o suficiente para as pessoas. Precisamos de estímulos visuais para guardar as informações. Nesse caso, o que acha de fazer um quadro de atividades?

A ideia é bem simples: você pega uma lousa, prende-a na parede e lista todas as suas atividades (pode ser com giz, caneta ou papel adesivo). Depois de fazer um levantamento sobre tudo o que precisa ser feito, organize o quadro por prioridades — deixe as tarefas urgentes e importantes em destaque.

Para completar, veja se alguma atividade pode ser automatizada. O controle de estoque, por exemplo, não precisa ser feito todo à mão. Existem vários aplicativos e programas que simplificam esse processo.

Use a tecnologia a seu favor

Por falar em tecnologia, chegamos na terceira dica do texto: use as ferramentas virtuais a seu favor. Existem centenas de softwares gratuitos que podem ajudar a organizar sua vida e a gerir seu tempo de maneira muito mais eficiente.

Google Calendar é um bom exemplo disso. Em vez de usar a agenda de papel, o que acha de mudar para o virtual? Essa é uma ferramenta fácil de mexer e muito útil. Além de marcar os compromissos, você pode definir alarmes para que seu celular avise sobre cada reunião ou tarefa.

Outro aplicativo muito interessante é o Evernote. Ele é uma ótima opção para fazer anotações rápidas e checklists — e, junto a essas facilidades, ele tem outra vantagem: o Evernote tem integração com o Google Calendar, o que permite que você passe informações de um para o outro.

Viu como é possível manter o foco, empreender e cuidar da família? Basta se organizar um pouco, usar bastante tecnologia e priorizar as tarefas mais importantes. Ao fazer isso, você se poupa, ganha tempo e pode aproveitar o melhor que a vida tem para oferecer — e sem estresse.

Essas dicas ajudaram você? Então, temos mais uma sugestão: inscreva-se em nossa newsletter! Ao assiná-la, você recebe vários conteúdos, como este, diretamente em seu e-mail.

 

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up