Revendedora

A importância do planejamento de estoque nas datas comemorativas

novembro 26, 2018
Tempo de leitura 3 min

Sabe aquelas datas comemorativas que todos amamos (Dia das Mães, dos Pais, Natal, Dia das Crianças etc.)? E quanto mais próximas elas ficam, mais pedidos você recebe, certo? Nessa hora é preciso ter um planejamento de estoque impecável.

Com tanta gente querendo comprar, seria terrível não ter produtos para atender a todos, concorda? Afinal de contas, você precisa manter sua clientela, deixar as pessoas satisfeitas e ainda fechar o mês com uma excelente renda.

Claro, nenhum planejamento é simples de ser feito, mas existem alguns truques que podem ser usados para facilitar o serviço. Quer aprendê-los? Então, continue a leitura!

Qual a vantagem do planejamento de estoque?

As datas comemorativas são o verdadeiro paraíso para qualquer lojista ou revendedor. Os clientes estão mais animados, querem presentear outras pessoas e aceitam gastar nas compras mais do que gastariam consigo mesmos.

Essas oportunidades são únicas, acontecem poucas vezes no ano e você precisa estar preparado para responder à altura da expectativa da clientela. Por isso é que é necessário preparar o estoque com antecedência, garantindo que terá todas as peças que os clientes desejam.

O que precisa ser feito para ter o estoque em dia?

Para que tudo isso dê certo, o planejamento de estoque é necessário. “Ah, mas eu já anoto tudo que tenho e tudo que vendo”. Calma, não é só disso que estamos falando. A organização e tomada de nota é a base de tudo, mas tem outras coisas que você pode fazer e que vão ajudar bastante.

Veja três desses passos a seguir!

Monte um calendário: ele vai ajudar demais

Para se planejar corretamente, você precisa se organizar no tempo. O calendário é uma ótima ferramenta para fazer isso. Marque as datas comemorativas em que sua clientela costuma fazer mais pedidos.

Além disso, já marque a data em que precisa fazer os pedidos para seus fornecedores, garantindo que os produtos cheguem a tempo. Afinal de contas, o frete precisa ser levado em consideração, do contrário você corre o risco de ficar sem produtos por causa de algum atraso que poderia ser evitado.

Use o seu conhecimento: você já sabe o que as pessoas querem

Com sua experiência para lidar com os clientes, provavelmente existem várias coisas que você aprendeu, não é mesmo? Você sabe a preferência das pessoas, quais peças saem mais, que tipo de produto cada cliente gosta etc.

Que tal usar esse conhecimento para se preparar para as datas comemorativas? Comece a anotar o que você acha que vai vender em cada uma das datas. Isso ajudará a arrumar o estoque e a lembrar de pedir os produtos mais importantes.

Compre muito, mas da forma correta

Sabendo do que precisa ser comprado em cada data, você pode fazer pedidos maiores. Se por um lado o valor sai mais alto, por outro é possível negociar com o fornecedor e conseguir um desconto ou uma melhor condição de pagamento por causa do volume do seu pedido.

Assim, você consegue atender seus clientes, pode fazer um desconto maior e aumenta a quantidade de produtos vendidos ou, simplesmente, ganhar mais por produto, mantendo o mesmo preço de sempre. Essa escolha fica por sua conta.

Fazer isso dá, sim, um pouco de trabalho. Entretanto, o planejamento de estoque garante que você continuará vendendo e deixando seus clientes satisfeitos. Para um revendedor, nada é mais importante do que a satisfação e as indicações dos clientes, não é mesmo?

Se você acha que acabou, está enganado! Para ter acesso a mais dicas como estas, além de acompanhar todas as nossas novidades, é só nos seguir nas redes sociais. Nós estamos no Facebook, no Twitter e no Instagram!

 

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up