Dicas

5 técnicas de venda que todo revendedor precisa conhecer

6 de setembro de 2018

Você é revendedor e está atrás de dicas para aprimorar o seu negócio? Saiba que existem algumas técnicas de vendas que oferecem uma melhor experiência de compra para o cliente e que aumentam as chances de fidelizá-lo. Por meio de estratégias simples, você pode alcançar as metas estabelecidas e alavancar sua margem de lucro.

Confira o artigo a seguir e descubra como é possível, com as técnicas certas, vencer os obstáculos e vender muito mais. Acompanhe! 

1. Conheça bem o cliente e seus hábitos de consumo

Saber quem é o seu cliente e o que ele de fato procura ajuda a traçar o melhor planejamento e a definir as abordagens de venda de forma mais assertiva. Portanto, é o cliente e os produtos que você revende que indicarão o melhor caminho a seguir. Dessa forma, algumas perguntas servem como pontos de partida.

  • Quem é o meu público-alvo?

  • Onde posso encontrá-lo?

  • O que ele deseja?

  • O que eu posso oferecer?

2. Estabeleça uma relação de confiança 

As pessoas tendem a comprar mais de vendedores que transmitem confiança e que se expressam de forma clara e objetiva, porque isso expressa credibilidade. Para isso, algumas técnicas de atendimento podem ajudá-lo:

  • fale pausadamente e de forma cordial;

  • tenha uma conduta ética;

  • mostre interesse em ajudar o seu cliente; 

  • escute o que ele diz com atenção;

  • não o interrompa. 

Além disso, essas técnicas aumentam as chances de que ele compre de você mais vezes e de que o indique para amigos e familiares. Portanto, invista sempre no aprimoramento da relação com seus clientes, pois isso faz diferença e tem um ótimo retorno. 

3. Reforce os benefícios do seu produto

É fundamental que você conheça muito bem cada um dos seus produtos para apresentá-los de forma segura e convincente aos clientes. Uma das principais estratégias de venda é mostrar que o produto é capaz de atender às necessidades do consumidor. Por isso, esteja por dentro de todos os benefícios, fique atento aos detalhes e foque no diferencial do produto.

Se você trabalha com revenda de roupas de academia, por exemplo, conhecer bem a tecnologia presente no tecido das peças pode ser muito interessante para o comprador. Já imaginou explicar que o tecido é capaz de absorver muito melhor o suor, que ele pode reduzir celulite e ativar a circulação? Além de apontar que você trabalha com peças de muita qualidade, mostra também que conhece bem o produto e suas vantagens. 

4. Adote a flexibilidade

Engana-se quem pensa que existe um modelo pronto e infalível de vendas. Muitas vezes a estratégia que funciona para um cliente pode não funcionar para o outro. Dessa forma, o vendedor deve ser o mais flexível e criativo possível para conseguir se adaptar às diferentes situações. Se você consegue se moldar de acordo com perfil de cada cliente, suas chances de concluir as vendas são muito maiores. 

5. Seja resiliente

Ouvir um “não” faz parte do processo de negociação com os clientes e não deve ser encarado como uma rejeição pessoal. Nessas horas, desenvolver a resiliência pode ajudar muito a não perder a motivação e seguir em frente. Em vez de se abalar com a negativa do cliente, que tal pensar em argumentos convincentes que podem reverter a situação? 

As técnicas de vendas são muitas e o ideal é que você escolha as que mais se encaixam no seu perfil e que estejam mais alinhadas ao seu negócio. Outra dica importante é reforçar ações de pós-venda, pois elas são fundamentais para fortalecer o relacionamento com os seus clientes, contribuem para que eles se tornem parceiros e que divulguem o seu trabalho.

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