Dicas

5 dicas para vender pelo WhatsApp

23 de outubro de 2018
Tempo de leitura 3 min

No Brasil, o WhatsApp é o aplicativo de comunicação com mais usuários ativos — são 120 milhões de pessoas conectadas. No mundo, são trocadas cerca de 60 bilhões de mensagens diariamente. Por isso, vender pelo WhatsApp se tornou uma opção extremamente viável.

Diferentemente de meios mais tradicionais, como a venda de porta em porta, o aplicativo permite oferecer seus produtos, engajar seu público e fazer negociações sem sair de casa. A ferramenta ainda permite o envio de fotos e vídeos e otimiza o tempo — afinal, é possível conversar com diversos clientes no mesmo momento.

Pensando nisso, preparamos este artigo para você vender pelo WhatsApp da melhor maneira. Confira!

1. Utilize listas de transmissão e não grupos

No caso das vendas, criar um grupo no WhatsApp com muitas pessoas pode não ser boa ideia. O volume de mensagens tende a ser alto, fazer a moderação é trabalhoso e nem sempre as pessoas se sentem confortáveis nessa situação.

Como alternativa, o aplicativo permite que você faça listas de transmissão e envie a mesma mensagem para até 256 pessoas. Isso é interessante porque o contato com o cliente se torna mais próximo e as chances de ele responder são maiores.

Vale ressaltar que as listas de transmissão funcionam apenas quando as pessoas têm o seu contato salvo no celular e você também tem os contatos delas guardados. Portanto, certifique-se disso.

2. Ofereça conteúdo relevante

É importante usar o bom senso ao enviar mensagens para os clientes e oferecer um conteúdo que seja do interesse deles. Por isso, entenda o perfil do seu público-alvo e descubra o que ele gosta de receber e com qual frequência.

Para criar engajamento, é possível enviar textos, áudios, imagens ou divulgar os perfis das suas redes sociais. Uma boa ideia é encaminhar um resumo de alguma postagem do seu blog ou um vídeo curto com os benefícios do seu produto.

3. Estime o tempo de venda

Um ponto importante é que, assim como nas vendas presenciais, fechar um negócio pelo WhatsApp pode ser uma tarefa demorada. Dessa forma, é fundamental ter paciência e fazer a troca de mensagens de modo amigável.

Trate sempre o consumidor com atenção e não demore a responder as mensagens. Se combinar um retorno futuro ou um encontro presencial para mostrar as peças, não se esqueça de fazer o contato na data estipulada.

4. Crie uma campanha de vendas

Outra boa estratégia é usar o aplicativo para persuadir o consumidor e fazer uma campanha de vendas. Para isso, é necessário fazer um bom planejamento, definindo o objetivo e as estratégias para alcançar a venda. As campanhas são úteis para:

  • divulgar promoções;

  • oferecer cupons de desconto;

  • divulgar novos produtos;

  • promover descontos em datas comemorativas;

  • oferecer benefícios para os clientes mais ativos.

5. Use o WhatsApp Web

Escrever um bom texto no celular, de fácil leitura e tamanho médio, pode ser uma tarefa desgastante. Por isso, o WhatsApp oferece a possibilidade de conectar o aplicativo ao computador — basta acessar o site e fazer a leitura do QR Code pelo aparelho. Isso permite uma melhor visualização das mensagens e um atendimento mais eficiente.

Para vender pelo WhatsApp, é preciso ter atenção à linguagem. Procure manter um tom mais profissional e evite erros de português. Assim, você passa mais autoridade sobre o assunto, demonstra conhecimento e evita possíveis mal entendidos que possam surgir.

Gostou das nossas dicas? Então, que tal entender quais são os custos de revenda e como calculá-los?

 

 

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up