Muito além do Dia da Mulher

Hoje pela manhã enquanto fazíamos nossas pesquisas, me deparei com uma frase em uma rede social:

mulher.jpg

Mostrei para o pessoal e analisamos por alguns instantes a grandiosidade que o dia de hoje tem para a humanidade e principalmente para nós mulheres. No quanto se batalhou, em dados momentos quase não houveram forças para seguir, mas nunca desistimos de exigir nossos direitos de igualdade perante a sociedade.

Mas você conhece a história por trás da escolha desse dia?

Tudo aconteceu em 1857, quando após uma reivindicação por redução de jornada de trabalho e direito à licença-maternidade em uma fábrica têxtil de Nova York (EUA), centenas de mulheres foram trancadas dentro do prédio em que trabalhavam e foram cruelmente queimadas. Em homenagem às vítimas, em 1911 foi instituído que o dia 8 de março, dia de suas mortes, seria o Dia Internacional das Mulheres.

Infelizmente somente após um crime bárbaro como esse que o mundo percebeu o quanto a mulher tem força e garra para chegar aonde ela quer. Mas não foram só essas mulheres que deixaram seu legado: antes e depois delas muitas outras conquistaram, conquistam e no futuro ainda conquistarão muitas vitórias, seja na política, medicina, direitos humanos, entre outras áreas. Citar nomes aqui seria injusto, pois com certeza acabaríamos esquecendo entre tantas que fizeram a diferença no Brasil e no mundo.

Apesar de em pleno século XXI ainda vermos casos de abusos, maus-tratos e até mortes contra as mulheres, devido a gerações de homens que se criaram e vivem ainda com essa mentalidade arcaica, mas felizmente existem delegacias e ONGs de apoio a elas e que não medem esforços para que crimes como esse não aconteçam mais e que se acontecerem não fiquem impunes.

mulheres-em-ato-contra-a-violencia-em-sao-paulo.jpg

Mas voltando à frase acima destacada, pensando em todo o contexto, e agora olhando nós, mulheres que trabalham, estudam, que querem crescer na vida sempre. Mulheres que ao mesmo tempo não deixam de pensar na vida pessoal, cuidam de filhos, cuidam da casa e do bem de todos ao seu redor. Que muitas vezes tem jornadas difíceis e longas e são felizes pela sorte que tem. Mulheres que em algumas situações sentem-se tristes e abatidas, mas não se dão por vencidas, erguem a cabeça e seguem.

Não somos melhores que ninguém (e nem queremos!), com certeza se um homem tivesse a necessidade de fazer todas as tarefas que fazemos, incluindo gerar filhos, ele conseguiria realizar da mesma forma, assim como nós fazemos o mesmo que eles. Talvez façamos um charminho para que eles carreguem alguma caixa mais pesada ou até para que eles mostrem sua coragem tirando para fora de casa um inseto indesejado, mas de qualquer forma sabemos que somos fortes, corajosas e merecemos (muito!) respeito e nosso lugar ao sol.

E por fim chegamos juntas a uma conclusão: temos orgulho de ser quem nos tornamos, pois lutamos para ser assim e ter tudo o que temos!

E você, tem orgulho de ser a mulher que é?

Pense nisso, você vai ver que esse dia não é seu em vão, que você merece os créditos por ele e deve aproveitá-lo ao máximo!

DIA DA MULHERR

 

Deisi Fank
Assistente de Criação da Libidus
Graduada em Design de Moda

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s